A Alipay+ deu um passo ousado na inovação dos pagamentos móveis ao lançar a primeira solução de pagamentos do mundo integrada em óculos inteligentes, em parceria com a tecnológica Meizu. A estreia ocorreu com sucesso em Hong Kong, marcando a primeira transação real efetuada com esta tecnologia emergente.
O pagamento foi realizado através dos óculos inteligentes Meizu StarV Snap, usando a AlipayHK, a superapp líder naquele mercado. A operação pôde ser feita de forma fluída com leitura de QR code ou comandos de voz, demonstrando a integração eficaz entre hardware e software.
A nova funcionalidade é impulsionada por tecnologias da Alipay+, como interface de voz com IA, reconhecimento de intenção e autenticação por impressão vocal. A empresa anunciou que esta solução será expandida para carteiras digitais parceiras globais a partir de 2025, mediante a integração de um novo pacote tecnológico para óculos inteligentes.
Em abril de 2025, a Meizu anunciou oficialmente que seria a primeira a disponibilizar pagamentos móveis offline em óculos com IA, suportados pelas soluções SDK avançadas da Alipay+. Estes óculos vêm equipados com tecnologia de exibição por guia de ondas ópticas, redução de ruído de voz e leitura de código por câmara.
Segundo a Alipay+, a sua infraestrutura já conecta mais de 1,7 mil milhões de contas em 36 carteiras digitais, esquemas QR nacionais e apps bancárias, a mais de 100 milhões de comerciantes em mais de 70 mercados. A empresa está a acelerar inovações para suportar a evolução do comércio digital.
A plataforma também oferece ferramentas como pagamentos por QR, cartões NFC e funcionalidades com IA para carteiras digitais, baseadas no Alipay+ GenAI Cockpit, uma solução de IA como serviço para fintechs.
Peng Guo, Diretor-Geral da divisão XR da Meizu, afirmou que esta tecnologia “estabelece um novo referencial para a indústria”, reforçando a utilidade dos óculos inteligentes. Já Jiangming Yang, Chief Innovation Officer da Ant International, destacou o potencial transformador destes dispositivos como o “próximo telemóvel”.
Esta inovação representa um novo capítulo na convergência entre fintech, inteligência artificial e realidade aumentada, prometendo transformar o quotidiano dos utilizadores.
Fonte: Businesswire
Veja também: