O CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou esta quarta-feira que os modelos de inteligência artificial (IA) desenvolvidos pelas empresas chinesas Deepseek, Alibaba e Tencent são “de classe mundial”. A declaração foi feita em Pequim, durante a abertura de uma exposição dedicada às cadeias de abastecimento.
A visita ocorre num momento crucial. A Nvidia anunciou recentemente que poderá voltar a vender os seus chips H20 no mercado chinês. Os chips têm sido altamente procurados por empresas tecnológicas chinesas, incluindo a Tencent e a ByteDance.
Jensen Huang encontra-se na China pela terceira vez este ano. Dias antes, esteve reunido com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A sua presença em Pequim sublinha os equilíbrios delicados entre as duas maiores potências tecnológicas do mundo.
“O mercado chinês é massivo, dinâmico e altamente inovador”, disse Huang à televisão estatal CCTV, acrescentando que é vital que as empresas americanas criem raízes na região.
Durante a cerimónia, o CEO afirmou que as recentes mudanças nas autorizações de exportação foram fruto de “discussões construtivas” entre os governos dos EUA e da China.
A Nvidia confirmou que está a desenvolver um novo chip, chamado RTX Pro GPU, para o mercado chinês. Este chip estará em conformidade com as restrições de exportação impostas por Washington.
Entretanto, as empresas chinesas interessadas em adquirir os chips H20 têm de submeter pedidos de licença através da Nvidia ao governo norte-americano. Fontes próximas indicam que ByteDance e Tencent estão neste processo. No entanto, a ByteDance negou estar a apresentar pedidos neste momento. A Tencent não comentou.
A visita de Huang inclui também um evento à porta fechada com jornalistas, previsto para o final do dia em Pequim.
Fonte: Reuters
Veja também: