A SoftBank reforça a aposta em centros de dados com a DigitalBridge, ao entrar em negociações avançadas para adquirir a empresa norte-americana de investimento em infraestrutura digital. A informação foi avançada por fontes próximas do processo, segundo a Bloomberg.
De acordo com essas fontes, o conglomerado japonês poderá anunciar o acordo já na segunda-feira. A DigitalBridge está cotada em Nova Iorque e investe em ativos como centros de dados, essenciais para suportar aplicações de inteligência artificial. Os termos da operação não foram divulgados.
Na sequência da notícia, as ações da DigitalBridge subiram até 54% nas negociações de pré-abertura em Nova Iorque. Até sexta-feira, os títulos já acumulavam uma valorização de 23% no ano. Isso atribui à empresa um valor de mercado de cerca de 2,5 mil milhões de dólares e um valor empresarial de 3,8 mil milhões de dólares, incluindo dívida, segundo dados compilados pela Bloomberg.
Apesar do avanço das conversações, ainda não existe um acordo final. Além disso, detalhes como o calendário da operação podem sofrer alterações. Questionadas, a SoftBank e a DigitalBridge optaram por não comentar.
Veja também: IA domina investimento no Web Summit 2025
SoftBank aposta na infraestrutura que sustenta a IA
O fundador da SoftBank, Masayoshi Son, tem procurado capitalizar a procura crescente por capacidade de computação. Essa infraestrutura é considerada crítica para o desenvolvimento e expansão de soluções de inteligência artificial.
No final de setembro, a DigitalBridge tinha cerca de 108 mil milhões de dólares em ativos sob gestão. O seu portefólio inclui operadores de infraestrutura digital como AIMS, AtlasEdge, DataBank, Switch, Vantage Data Centers e Yondr Group, segundo informação disponível no site da empresa.
Histórico recente e pressão financeira
A SoftBank já realizou aquisições relevantes na área da gestão de ativos. Em 2017, comprou a Fortress Investment Group por mais de 3 mil milhões de dólares, tendo vendido posteriormente a participação em 2024.
Em janeiro, o grupo anunciou o projeto Stargate, avaliado em 500 mil milhões de dólares, para construir centros de dados nos Estados Unidos. No entanto, a implementação tem avançado mais lentamente do que o previsto, devido a divergências estratégicas e dificuldades no financiamento, noticiou a Bloomberg.

