Bancos britânicos apostam na tokenização
Os maiores bancos do Reino Unido, incluindo HSBC, NatWest e Lloyds, avançam com planos para lançar depósitos tokenizados até 2026. O projeto-piloto foi anunciado pelo grupo UK Finance e segue as recomendações do Banco de Inglaterra, que vê na tokenização mais valor do que nas stablecoins.
Segundo a Reuters, os testes estão a ser realizados em mercados online e pretendem mostrar como a tokenização pode tornar os pagamentos mais rápidos, baratos e seguros.
Veja também: Tokens bancários podem superar stablecoins em transações até 2030
BoE alerta contra stablecoins

O governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, já tinha afirmado em julho que, embora não fosse contra as stablecoins, não via necessidade clara para o seu uso. Em vez disso, defendeu que os depósitos tokenizados representavam uma evolução tecnológica mais sólida.
As stablecoins, criptomoedas ligadas a moedas fiduciárias, têm ganho popularidade, sobretudo nos Estados Unidos e Europa. Ainda assim, Bailey alertou que estas retiram dinheiro do sistema bancário e podem afetar a estabilidade financeira.
Testes até 2026
O piloto britânico conta também com Barclays, Nationwide e Santander. Até meados de 2026, os bancos irão testar não só aplicações em pagamentos, mas também em processos como o reempréstimo hipotecário e a liquidação de ativos digitais.
De acordo com Manish Kohli, diretor de soluções de pagamentos globais do HSBC, os depósitos tokenizados mostram grande potencial em transações internacionais, onde existe maior procura dos clientes.
Veja também: Reino Unido quer limitar posse de stablecoins
Inovação dentro do sistema regulado
Apesar de a regulamentação das stablecoins no Reino Unido só estar prevista para o final de 2026, o Banco de Inglaterra já confirmou que os bancos podem experimentar os depósitos tokenizados dentro das regras atuais.
Jana Mackintosh, diretora de pagamentos e inovação no UK Finance, afirmou à Reuters que a tokenização permite inovar mantendo os pagamentos dentro do sistema bancário regulado.