O Tesouro dos EUA vê nas stablecoins um novo motor para a compra de dívida dos EUA. Segundo o Financial Times (FT), Scott Bessent, Secretário do Tesouro dos EUA, sinalizou a Wall Street que estes tokens, lastreados em ativos de elevada qualidade como Bilhetes do Tesouro, podem tornar-se uma fonte relevante de procura.
Porque as stablecoins podem acelerar a compra de dívida dos EUA
Bessent reuniu com emissores como Tether e Circle. Essas conversas ajudaram a definir planos para reforçar a emissão de dívida de curto prazo. Assim, o Tesouro procura captar procura adicional e estabilizar leilões num momento de maior incerteza fiscal. De acordo com o FT, a equipa de Bessent tem contactado com frequência bancos e hedge funds para auscultar condições de mercado.
Genius Act e lastro em ativos ultra-líquidos
O Congresso aprovou em julho o Genius Act, que cria um enquadramento para stablecoins. A lei exige lastro em ativos “ultra-seguros e ultra-líquidos”, incluindo Bilhetes do Tesouro. Por isso, o Tesouro espera que a compra de dívida dos EUA ganhe tração através destes veículos. O departamento afirmou que a aprovação é um “desenvolvimento significativo” e que continuará a ajustar a emissão com base no feedback de investidores e primary dealers.
Veja também: Lei GENIUS dá luz verde às stablecoins nos EUA
Dimensão do mercado e expectativas de Bessent
O mercado de stablecoins vale perto de 250 mil milhões de dólares, segundo investigação do Federal Reserve Bank de Kansas City, ainda pequeno face aos 29 biliões do mercado de Treasuries. No entanto, Bessent disse ao Congresso que o segmento pode crescer para 2 biliões nos próximos anos. Jay Barry, do JPMorgan, reforça que o Tesouro “acredita absolutamente” que as stablecoins serão nova fonte de procura — motivo para privilegiar dívida de curto prazo.
Sinais ao mercado e preocupação com a procura
Desde janeiro, aumentou o volume de contactos do Tesouro com investidores, e alguns interlocutores notaram maior preocupação com a procura por dívida dos EUA. A Circle e a Tether não comentaram. Entretanto, o Tesouro sublinha que uma emissão “regular e previsível” exige atenção às mudanças estruturais do mercado — e as stablecoins podem ser parte dessa resposta para a compra de dívida dos EUA.
Veja também: Circle e Tether dominam 89% do mercado de stablecoins