A Onafriq e a Visa apresentaram o Visa Pay na República Democrática do Congo (RDC). A solução permite ligar cartões a mobile money e carregar carteiras a partir de M-Pesa, Airtel Money e Orange Money. O objetivo passa por facilitar pagamentos digitais do dia a dia e transações de e-commerce.
Onafriq e Visa: interoperabilidade entre cartão e mobile money
Segundo comunicado da Onafriq, o Visa Pay é uma plataforma de Pagamentos-como-Serviço, nativa na cloud. Através das APIs da Onafriq, os utilizadores podem fazer cobranças e desembolsos entre a rede de cartões Visa e as carteiras de mobile money. Assim, milhões de carteiras no país passam a ter acesso fluido ao ecossistema Visa.
Sophie Kafuti, diretora-geral da Visa na RDC, indica que a parceria quer acelerar a inclusão financeira. “Ao ligar o Visa Pay à infraestrutura existente de dinheiro móvel, criamos a base de interoperabilidade que impulsionará o comércio digital”, afirmou.
Leia também: Pagamentos digitais: Onafriq atinge marco histórico
Mercado da RDC em crescimento, diz a GSMA

De acordo com dados citados pela Onafriq, a GSMA projeta para este ano 3,85 mil milhões de dólares em valor de transações de pagamentos móveis na RDC, com uma taxa de crescimento anual composta de 19%. O uso abrange retalho, e-commerce, serviços governamentais, pagamento de faturas, salários e cobranças empresariais.
Christian Bwakira, CCO da Onafriq, realça que a empresa tem sido a infraestrutura de confiança que liga consumidores congoleses a África e ao mundo. Para o gestor, a combinação do alcance global da Visa com a presença local da Onafriq abre novas possibilidades para inovação e inclusão.
Expansão e enquadramento
A parceria abre porta a futuras expansões do Visa Pay para outros mercados africanos onde o mobile money já tem elevada adoção. A Onafriq recorda ainda que a sua rede cobre 43 mercados africanos e liga mais de 1 mil milhão de carteiras de mobile money e 500 milhões de contas bancárias.