Segundo o American Banker, o CEO da OpenAI, Sam Altman, deixou um alerta sério durante uma conferência organizada pelo Conselho da Reserva Federal dos EUA: uma crise de fraude bancária alimentada por inteligência artificial está iminente.
Falando para uma audiência composta por banqueiros e decisores políticos, Altman afirmou estar “muito nervoso” com o avanço da IA generativa. Segundo o executivo, esta tecnologia consegue contornar com facilidade os sistemas de autenticação baseados em voz e reconhecimento facial.
Pelos vistos, ainda há instituições financeiras que aceitam a voz como autenticação para movimentar grandes somas de dinheiro. Isso é insano.
Sam Altman, CEO da OpenAI
Durante uma conversa com Michelle Bowman, vice-presidente da Fed para a Supervisão, o CEO da OpenAI explicou que a maioria dos métodos de verificação tradicionais já foi ultrapassada pela IA. E o que é mais preocupante: as tecnologias disponíveis ao público nem são, necessariamente, as mais avançadas.
Altman sublinhou ainda que mesmo que empresas responsáveis não lancem essas ferramentas, isso não impede que agentes maliciosos o façam. “Isto vai acontecer muito, muito em breve”, avisou.
O alerta de Altman vem reforçar declarações recentes de Michael Barr, ex-vice-presidente da Fed, que também apontou vulnerabilidades no uso da deteção de voz como meio de autenticação bancária. Barr alertou para o risco de ataques com deepfakes, vídeos e áudios falsificados com IA, que podem enganar os sistemas.
Apesar dos riscos, Altman mostrou-se impressionado com a rapidez com que os bancos têm adotado novas tecnologias. Considerou o setor bancário um dos mais inovadores, ainda que alguns receiem os riscos associados à IA.
Um estudo citado pelo American Banker mostrou que 80% dos bancos norte-americanos pretendem aumentar os seus investimentos em IA até 2025. Desses, 11% preveem um aumento significativo de 25% ou mais na adoção de IA, enquanto 44% planeiam um crescimento mais moderado.
A participação de Altman na conferência coincide com a aprovação de políticas pró-inovação pela administração Trump, incluindo uma lei recente sobre stablecoins e uma ordem executiva que remove barreiras ao desenvolvimento da IA.
Veja também: