A Revolut integra MB Way a partir desta semana, após acordo oficial com a SIBS, permitindo aos seus mais de dois milhões de clientes em Portugal utilizar a aplicação para transferências imediatas, pagamentos de faturas e referências Multibanco. A fintech britânica, que já ocupa o terceiro lugar no ranking nacional em número de clientes particulares, reforça assim a ambição de se tornar uma das três maiores instituições financeiras no país.
Segundo Ignacio Zunzunegui, responsável pelo crescimento da Revolut no sul da Europa, a ligação à rede Multibanco era “a maior barreira para ser a principal conta bancária dos portugueses”. Agora, com o MB Way integrado, os utilizadores podem efetuar pagamentos com QR Code, levantar dinheiro em caixas automáticas e ativar um cartão virtual de Multibanco.
Veja também: Apple quer que UE revogue Lei dos Mercados Digitais
IBAN português e migração em curso
A empresa iniciou a transição para IBAN português, substituindo gradualmente o formato lituano “LT59” pelo nacional “PT50”. De acordo com a fintech, o processo deverá estar concluído até ao final de 2025. Esta mudança permitirá aos clientes receber salários e transferências com maior simplicidade, aproximando a Revolut dos serviços prestados pela banca tradicional.
Ignacio Zunzunegui acrescenta que “o facto de termos um IBAN diferente não deveria alterar o funcionamento das transferências”, sublinhando que os atrasos relatados se devem muitas vezes à avaliação de risco do banco destinatário.
Poupanças de Acesso Imediato
Com a migração para a sucursal portuguesa, a Revolut disponibilizará um novo produto chamado “Poupanças de Acesso Imediato”. Esta solução permitirá depósitos até 100.000 euros, com taxas de juro variáveis entre 1,50% e 2,25% TANB, dependendo do plano de conta.
Albert Codorniu, general manager de poupanças da Revolut, destaca o sucesso deste produto em Espanha, que já atraiu 1,3 mil milhões de euros em depósitos. A expectativa é que Portugal siga o mesmo caminho, dada a elevada adesão dos consumidores nacionais a novas soluções financeiras.
Veja também: Revolut planeia comprar banco nos EUA para expandir crédito
Ambição de liderança no mercado português
Com mais de dois milhões de clientes — o equivalente a um em cada cinco adultos portugueses — a fintech reforça a sua posição no mercado. “Creio que seremos uma das três principais entidades”, afirmou Zunzunegui, antecipando o crescimento da Revolut como banco principal dos consumidores portugueses.