A Ripple, líder global em infraestruturas de ativos digitais, anunciou a entrada oficial no mercado dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com a integração de dois novos clientes: Zand Bank e Mamo. A expansão acontece na sequência da concessão da licença da Autoridade de Serviços Financeiros do Dubai (DFSA), obtida em março de 2025.
Com esta nova licença, a Ripple torna-se o primeiro fornecedor de pagamentos com tecnologia blockchain autorizado a operar na zona financeira do Dubai. A solução Ripple Payments permite a realização de transferências internacionais com maior rapidez, transparência e fiabilidade. Além disso, oferece rampas de entrada e saída para bancos, fintechs e empresas cripto a nível global.
Zand Bank e Mamo são os primeiros clientes locais
Zand Bank, instituição bancária com licença plena, irá usar a solução da Ripple para otimizar transações internacionais. Chirag Sampat, responsável pela Tesouraria e Mercados do banco, sublinha que a colaboração com a Ripple reafirma o compromisso com soluções digitais, incluindo inteligência artificial e blockchain. O banco planeia ainda lançar uma stablecoin lastreada no dirham (AED), reforçando a digitalização financeira.
Já a fintech Mamo, focada em simplificar pagamentos para empresas e consumidores, também adotou a tecnologia da Ripple. Imad Gharazeddine, CEO e cofundador da Mamo, destaca que a parceria representa um passo importante para apoiar o crescimento empresarial nos EAU, antecipando-se a um cenário com mais de um milhão de empresas até 2030.
Pagamento em minutos, 24/7/365
A infraestrutura Ripple permite a movimentação de fundos à escala global, a qualquer hora, todos os dias do ano. Os pagamentos são liquidados em minutos, reduzindo custos, atrasos e fricções, tradicionalmente associados a transações internacionais.
De acordo com o New Value Report 2025 da Ripple, 64% dos líderes financeiros no Médio Oriente e África acreditam que a velocidade dos pagamentos é a principal razão para integrar moedas digitais baseadas em blockchain nas operações transfronteiriças.
Cobertura global e licenças em expansão
Com mais de 60 licenças e registos regulatórios a nível mundial, a Ripple já opera legalmente em países como Estados Unidos, Brasil, México, Austrália e Suíça. Atualmente, a sua cobertura de pagamentos abrange mais de 90 mercados, representando mais de 90% do mercado cambial diário, com mais de 70 mil milhões de dólares processados em volume.
A Ripple continua a afirmar-se como uma referência na transformação digital dos pagamentos, aproveitando a regulação progressiva e a inovação financeira dos EAU para liderar o futuro dos serviços financeiros.
Veja também: