Quant Flow: a nova era do dinheiro inteligente
A fintech global Quant lançou oficialmente o Quant Flow, a primeira infraestrutura de dinheiro programável disponível a nível setorial. O sistema foi criado para modernizar a forma como bancos e empresas lidam com o dinheiro, sem exigir alterações profundas aos sistemas existentes.
Segundo a Business Wire, o Quant Flow já está disponível como solução white-label para instituições na Europa, Médio Oriente e Ásia-Pacífico.

Solução para bancos: inovação sem custos elevados
Com o Quant Flow, os bancos podem automatizar processos, responder às exigências regulatórias e lançar novos produtos com agilidade. Tudo isto é possível graças ao PayScript®, uma linguagem de programação criada especialmente para o setor financeiro.
Além disso, os bancos conseguem:
- Oferecer produtos personalizados e inteligentes aos seus clientes;
- Automatizar tarefas como conversões cambiais e ajustes de caixa;
- Garantir conformidade em diferentes regiões de forma automatizada.
Vantagens para empresas: decisões financeiras em tempo real
Para as empresas, o Quant Flow permite integrar sistemas financeiros, otimizar operações e obter total controlo sobre fluxos de caixa. Através de dashboards em tempo real, os CFOs podem tomar decisões baseadas em dados atualizados ao minuto.
Entre os principais benefícios estão:
- Regras programáveis para pagamentos e impostos;
- Pagamentos internacionais mais rápidos e baratos;
- Automatização de tarefas de conformidade.
Uma mudança de paradigma no setor financeiro
Para David Yates, antigo presidente da Mastercard e Western Union, o Quant Flow representa um novo capítulo:
“Quant Flow redefine como o dinheiro funciona — é inteligente, automatizado e eficiente. O dinheiro programável é o futuro — e já chegou.”
Segundo a própria Quant, esta tecnologia foi desenvolvida em colaboração com o Banco de Inglaterra, a Rede de Responsabilidade Regulada e o Banco Central Europeu.
O objetivo é transformar o atual modelo transacional num sistema financeiro inteligente, programável e adaptado à economia digital.
Fonte: Busines Wire
Veja também: