A fintech brasileira PicPay está a preparar uma oferta pública inicial (IPO) nos Estados Unidos no valor de até 500 milhões de dólares, segundo a Bloomberg. A empresa, controlada pela família Batista, proprietária do grupo JBS, trabalha com o Citigroup Inc., o Royal Bank of Canada (RBC) e o Bank of America Corp. na estruturação da operação.
De acordo com fontes citadas pela Bloomberg, a listagem poderá acontecer ainda este ano, embora exista a possibilidade de adiamento. A recente paralisação do governo norte-americano afetou parcialmente as atividades da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), mas novas orientações emitidas pelo regulador poderão permitir que o processo avance.
Veja também: Nubank é o terceiro maior banco digital global e líder em inovação
IPO poderá avaliar PicPay em milhares de milhões
Esta não é a primeira tentativa da empresa de entrar em Wall Street. Em abril de 2021, a PicPay apresentou um pedido de IPO nos EUA, com o objetivo de alcançar uma avaliação de 8 mil milhões de dólares. Contudo, acabou por retirar o registo em junho do mesmo ano.
As discussões sobre a nova operação ainda estão em curso. O tamanho e o calendário do IPO podem mudar e outros bancos poderão ser incluídos na operação, segundo as fontes. Representantes da PicPay, do Citigroup e do Bank of America recusaram comentar o assunto, enquanto o RBC não respondeu de imediato.
Veja também: Bancos digitais avançam mas ainda ganham pouco
Fintech em crescimento acelerado
Fundada em Vitória (Brasil) em 2012, a PicPay oferece carteiras digitais, cartões, empréstimos e produtos de investimento. Desde 2015, a família Batista detém uma participação na empresa através da sua holding J&F Participações.
Nos seis meses até 30 de junho de 2025, a fintech registou um lucro de 208,4 milhões de reais (38 milhões de dólares) e receitas de 4,5 mil milhões de reais, valores significativamente superiores aos do mesmo período de 2024, quando obteve 61,8 milhões de reais de lucro sobre 2,4 mil milhões de receitas, de acordo com dados publicados no site oficial da empresa.